I made this widget at MyFlashFetish.com.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Orquestra Sinfônica Nacional - UFF

O desejo de criar uma orquestra sinfônica nasceu entre os acordes de uma serenata oferecida a Juscelino Kubitschek em 1959. Dois anos mais tarde, a 12 de janeiro de 1961 concretizava-se o sonho quando, através da assinatura de JK, nascia a Orquestra Sinfônica Nacional. Composta inicialmente por músicos oriundos da Rádio Nacional, que passaram a integrar o Serviço de Radiodifusão Educativa do Ministério da Educação, outros músicos vieram a integrar os seus naipes, selecionados por concurso público.
Ativamente, durante toda a década de 60, a Orquestra Sinfônica Nacional atuou no sistema oficial de radiodifusão, seguindo o exemplo de orquestras européias como a BBC de Londres e a Bayerische Rundfunk de Munique, com o objetivo de preencher uma lacuna na divulgação da música brasileira e música contemporânea, ambas minoritárias na programação das demais orquestras do país na época.
Dentro da Rádio MEC, a OSN desempenhou uma importante função social, na medida em que atingiu um amplo e diversificado público através das ondas da rádio, chegando a gravar em seus estúdios obras de grandes compositores brasileiros como Villa-Lobos, Camargo Guarnieri, Guerra-Peixe, Francisco Mignone, Cláudio Santoro, Lorenzo Fernandez, Jose Siqueira, Heckel Tavares, Pe. Jose Nunes Garcia, Alberto Nepomuceno, Carlos Gomes , Radames Gnattali dentre muitos outros, beneficiando assim não somente o público do rádio como o presente às salas de concertos, como a Sala Cecília Meireles e o Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Participou também naquela década, da famosa Série Concertos para a Juventude da TV Globo.
Mais tarde, com a extinção da S.R.E., a OSN foi transferida para a Fundação Centro Brasileiro de TV Educativa - FUNTEVÊ, onde esteve compulsoriamente inativa por longo período, porém seus componentes permaneceram lutando pelo retorno às atividades.
Num conjunto de esforços empreendidos entre integrantes da Orquestra Sinfônica Nacional, representantes da FUNTEVÊ e do Ministério da Educação, resultou em dezembro de 1984, na integração da OSN à estrutura da Universidade Federal Fluminense, medida oficializada em janeiro de 1986, através de decreto assinado pelo Presidente José Sarney.
Dentre os projetos culturais atualmente desenvolvidos pela OSN - UFF em Niterói, promovidos pelo Departamento de Difusão Cultural, através do seu Centro de Artes UFF, destacam-se Música aos Domingos e Escolas em Concerto.
Música aos Domingos consta de uma série de concertos matutinos apresentados no Cine Arte UFF, que em sua programação oferece um repertório amplo e variado, privilegiando igualmente a execução de autores nacionais. Esta programação, já tradicional no calendário de eventos culturais do Grande Rio, atrai um interessado e numeroso público.
Escolas em Concerto é um programa de cunho educativo, oferecido semestralmente às escolas municipais e estaduais, visando despertar a apreciação da música clássica no público infanto-juvenil, com vistas à formação de novo público.
A regente titular da Orquestra Sinfônica Nacional - UFF é a Maestrina Ligia Amadio, agraciada em 2001 com o Prêmio Melhor Regente de Música Erudita, conferido pela APCA - Associação Paulista dos Críticos em Arte.
Suas mais recentes participações da orquestra foram com Bibi Ferreira no show BIBI CANTA AMÁLIA, realizado na Praia de Icaraí e Canecão, e o projeto Luzes... Música e Animação, no Teatro Odilo Costa Filho, UERJ. Participação das comemorações oficiais do Centenário de Ary Barroso, apresentando-se no Rio de Janeiro e Ubá, MG, terra natal do compositor; abertura da Série Águas, apresentando a Nona Sinfonia de Beethoven, na Sala Cecília Meireles e Praia de Icaraí, para um público estimado em seis mil pessoas. Em julho de 2004 deu seqüência à Série Águas, apresentando-se novamente na Praia de Icaraí, com repertório lírico.
Discografia
Desde que foi incorporada à Universidade, a OSN-UFF gravou em 1988 um LP dedicado aos compositores nacionais Carlos Gomes, Alberto Nepomuceno, Villa-Lobos, Mignone, Siqueira e Guarnieri; e em 1998 gravou o CD Villa-Lobos. Gravação ao vivo do CD e DVD Clássicos do Samba, realizado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em março de 2002
Você encontra mais informações sobre a Orquestra no endereço: www.uff.br/centroarte/orquestra.htm
fonte: http://www.projetomusical.com.br/orques_nac

Nenhum comentário:

Postar um comentário