I made this widget at MyFlashFetish.com.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Alexandre Debrus


 
Alexandre Debrus é um dos violoncelistas mais promissores de sua geração. Nascido em 1976, numa família de músicos: seu pai Raoul Debrus (viola) e Eliane Debrus-Boucher (violoncelo). Em três anos de idade ele recebeu sua lição do primeiro violino de seu tio Marcel Boucher (compositor e violonista) e com quatro anos de idade ele começou a tocar violoncelo, sob a orientação de sua mãe.

Na idade de doze anos deu o seu primeiro concerto de violoncelo e quando tinha dezesseis foi admitido na classe de Luc Dewez na Academia de Música de Mons. Após a formatura, com a idade de dezenove anos, ele completou seus estudos musicais na "Chapelle Musicale Reine Elisabeth de Belgique". Ele também estudou com Mischa Maisky e Drobinsky Marc na Academia Chigiana de Siena, onde obteve o prémio e bolsa. Ele trabalhou durante vários anos com o mestre Marc Drobinsky em Paris e durante um ano participou na classe Master da Yvan Monighetti na "Escola Superior de Música", em Basileia. Ele também desfrutou da direção do Mestre Mstislas Rostropovich na Beloeil.

Várias bolsas de estudos têm sido atribuídos a este jovem artista talentoso, na Bélgica, Itália e Japão. Ele recebeu o "Leão de Cristal", atribuído ao "melhor perspectiva musical do século" e foi o vencedor da bolsa de 2004 da "Fundação belga da Vocação". Gravou vários CD como solista e com orquestra de câmara de música sob diferentes rótulos, como Pavane Records, BMG, RCA, Victor Leia Seal, EMI Classics e Clássicos Artes.

Alexandre Debrus tem dado concertos na Bélgica, França, Suíça, Alemanha, Sérvia, Itália, Espanha, Grécia, EUA, Rússia, argentinia assim como o Japão.

Ele foi convidado para diversos festivais, como Biarritz, o Festival de Violoncelo da Sibéria em Novossibirsk, o Festival Martha Argerich, em Buenos Aires, o Festival Martha Argerich em Lugano, o Festival de Montenegro, na Sérvia, Aulne Festival, na Bélgica, Midis Minimes Festival, em Bruxelas, etc ..

Ele ainda se apresenta com artistas como Martha Argerich (piano), Karin Lechner (piano), Horigome Yuzuko (violino), Alissa Margulis (violino), Chen Lyda-Argerich (viola), Siwy André (violino), Sergio Tiempo (piano) , Sébastien Lienart (piano), Noé Inui (violino), Alexander Mogilevsky (piano), Alexander Gurning (piano), le Bruxelas Quarteto de Cordas, etc ...

Em 2000 ele apareceu em um programa de televisão chamado "Au jour le Jour", produzido por "TVCOM" a Rede de Brabante Valão, mais tarde, ele apresentou para a mesma rede dois programas de música clássica "La Clé de Fa" e "Nota de livros", do qual o criou o conceito junto com o produtor belga Olivier Herman. Ele também trabalhou como consultor musical para o curta-metragem "Alguns fiever" pelo produtor Reypens Bélgica.

Sua Musicalite e Virtuosité inspiraram compositores tão diferentes como Robert Janssens e Lienart Sébastien da Bélgica, o húngaro Laszlo Kiraly, o americano James Demars ou a belgo-canadense Michel Lysight que dedicou vários trabalhos com ele.

Ele fundou o "Piano Trio Carlo Van Neste" graças ao apoio da ASBL "Carlo Van Neste" com Sébastien Lienart piano, violino e Noé Inui.

Alexandre Debrus concentra agora a sua carreira como concertista de música de câmara e de ensino.

Alexandre Debrus toca com um violoncelo Heynberg Georges (Liège, 1934) e um violoncelo Raffaele Gagliano (Napoli1830).
fonte:/www.alexandredebrus.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário