I made this widget at MyFlashFetish.com.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

DUPORT, Jean Louis

(Paris 04/10/1749, Paris 07/09/1819)

Violoncelista francês. Era o filho mais velho de um mestre de dança (e primeiro dançarino) da Ópera de Paris. Foi discípulo de seu irmão mais velho, Jean Pierre Duport (1741-1818). Fez sua estréia no Concert Spirituel em 1768.
A chegada de Viotti em Paris no ano de 1782 o inspirou a imitar a grandeza e o brilhantismo daquele grande violinista e em pouco tempo Duport se tornou um excelente violoncelista. Foi apresentado a Crordill mais ou menos naquela mesma época e a seu convite visitou Londres, onde permaneceu por seis meses. No início da Revolução Francesa Duport juntou-se a seu irmão em Berlim, entrando para a orquestra real. É provável que foi com Duport que Beethoven tocou suas Sonatas para Piano e Violoncelo Op. 5 pela primeira vez, em 1796 na corte prussiana.
O jovem Duport retornou a Paris em 1806, arruinado pela guerra. Em 1807 deu um concerto com Isabella Colbran (futura senhora Rossini), o qual foi recebido com grande entusiasmo. Esteve a serviço do ex-rei da Espanha em Marselha, retornando a Paris em 1812. Lá apresentou-se três vezes nos concertos Odéon durante o inverno 1812-13; foi admitido na orquestra pessoal de Marie-Louise e em seguida na orquestra do próprio imperador, tornando-se professor no Conservatório de Paris até a parada forçada das atividades daquela instituição em 1815. Em seguida tornou-se membro da orquestra de Luís XVIII.
No final da vida Duport compôs em grande quantidade mas a obra que sobreviveu foi "Essai sur le doigté du violoncelle et la conduite de l'archet, avec une suite d'exercices".

Nenhum comentário:

Postar um comentário