I made this widget at MyFlashFetish.com.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Alceu Reis, violoncelo



alceu.jpgA sensibilidade musical e excelente domínio técnico de Alceu Reis colocam-no entre os mais destacados violoncelistas brasileiros da atualidade. Tendo estudado com Iberê Gomes Grosso, aperfeiçoando-se depois com Pierre Fournier, Reis foi primeiro violoncelo durante muitos anos da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, (OSTM). De 2002 a 2005 foi primeiro violoncelo convidado da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, (Osesp). Como camerista, Alceu Reis participou do Quarteto Bessler-Reis e foi membro fundador do Quarteto Amazônia. Com estes dois conjuntos, gravou obras de Nepomuceno, Gounod, Verdi, Alexandre Levy, além da série completa dos quartetos de Villa-Lobos. Os seus discos foram lançados pela Kuarup, Chant du Monde, e pela Duchesne, entre outras. Em 2002, participou da turnê européia do Quarteto Amazônia, cuja etapa final deu-se no Festival de Verão de Carinsthischer, na Áustria. Com o Quarteto Amazônia gravou um disco dedicado a Astor Piazzolla, ganhando com ele o Grammy Latino em 2002. Alceu Reis ja recebeu diversas vezes o Prêmio Sharp, Prêmio Carlos Gomes, prêmios dados pela APCA (Associação Paulista de Criticos de Arte), reconhecimento pelo New York Times, Diapason, Le Monde de la Musique, e inúmeros outros.

Professor convidado nos principais festivais brasileiros, participa também dos júris de concursos como o Concurso Internacional Villa-Lobos, Pró-Música de Juiz de Fora e Vitória.

Foi professor da Uni-Rio por muitos anos. Seus alunos fazem parte das mais importantes orquestras nacionais e internacionais. Devido a importância que teve junto ao cenario musical brasileiro ao longo dos ultimos anos, Alceu Reis é verbete da Enciclopédia Da Musica Brasileira da Publifolha.

Atualmente Alceu Reis é violoncelista do Quarteto Raga e Primeiro Violoncelo da Orquestra Sinfônica Brasileira da Cidade do Rio de Janeiro (OSB).

fonte: http://www.quartetoraga.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário