Antonio Meneses nasceu em 1957 em Recife, no Brasil, no seio de uma família de músicos (o seu pai era 1º Trompa da Ópera do Rio de Janeiro). Começou a estudar violoncelo aos dez anos de idade. Aos 16 anos conheceu o famoso violoncelista italiano Antonio Janigro que o convidou a frequentar as suas aulas em Düsseldorf e mais tarde em Stuttgart. Em 1977, ganhou o 1º Prémio no ARD Concurso Internacional de Munique e em 1982 o 1º Prémio e Medalha de Ouro no Concurso Tchaikovsky, em Moscou.
Meneses lembra que o violino, o violoncelo são instrumentos difíceis: precisa-se dominar o arco, a afinação. Por isso mesmo “no começo não é muito prazeroso”. Só quando se consegue dominar as primeiras dificuldades é que “as coisas se tornam interessantes e bonitas”.
Antonio Meneses apresenta-se regularmente com as mais importantes orquestras do mundo como, a Filarmônica de Berlim, a Sinfônica de Londres e a Sinfônica da BBC. Apresenta-se regularmente em recitais de música de câmara, tendo colaborado com os quartetos Emerson, Vermeer, Amati e Carmina. Desde Outubro de 1998, é membro do Beaux-Arts Trio.
Antonio Meneses toca um violoncelo de ALESSANDRO GAGLIANO feito em Nápoles ca. 1730.
Fonte: http://www.antoniomeneses.com/bio_port.htm / http://www.swissinfo.ch/por/Tracos_biograficos_de_Antonio_Meneses.html?cid=4163968
Blog: http://www.antoniomeneses.com/index.htm
Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=OejAV5aBSmk
Nenhum comentário:
Postar um comentário