Baixe aqui
terça-feira, 28 de setembro de 2010
domingo, 26 de setembro de 2010
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
terça-feira, 21 de setembro de 2010
Alceu Reis, violoncelo
Professor convidado nos principais festivais brasileiros, participa também dos júris de concursos como o Concurso Internacional Villa-Lobos, Pró-Música de Juiz de Fora e Vitória. Foi professor da Uni-Rio por muitos anos. Seus alunos fazem parte das mais importantes orquestras nacionais e internacionais. Devido a importância que teve junto ao cenario musical brasileiro ao longo dos ultimos anos, Alceu Reis é verbete da Enciclopédia Da Musica Brasileira da Publifolha. Atualmente Alceu Reis é violoncelista do Quarteto Raga e Primeiro Violoncelo da Orquestra Sinfônica Brasileira da Cidade do Rio de Janeiro (OSB). fonte: http://www.quartetoraga.com |
Orquestra Sinfônica OPUS da Ass. de Deus em Seropédica Km 50 RJ
Comemorando seu 26º aniversário.
Setembro de 2010
![]() |
MAESTRO PAULO CÉSAR GONÇALVES |
![]() |
DIEGO |
![]() |
FLAUTAS: Thay, Bruno e Cassio OBOÉ: Wanderlei CLARINETAS: Vera (EU), Gabrielle, Jhônatas e Wesley |
![]() |
GABRIEL |
![]() |
METALEIRAS Baixe o vídeo clicando aqui E também aqui. |
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
DOTZAUER (Justus Johann) Friedrich
DOTZAUER
(Hildburghausen, 20/06/1783, ? 06/06/1860)
Violoncelista alemão, professor e compositor. Estudou composição com Heuschkel, Gleichmann e Ruttinger (por sua vez aluno de Kittl, somente a duas gerações de J.S. Bach. Como professor de violoncelo ele teve Kriegck de Meiningen, famoso virtuoso e pedagogo. Dotzauer começou sua carreira na orquestra da corte de Meiningen em 1801, permanecendo lá até 1805. Mais tarde se mudou para Berlim onde conheceu B. Romberg, o que lhe foi de grande proveito. Em 1811 entrou para a orquestra real em Dresden, ficando lá até se aposentar em 1852. A partir daí esteve sempre ocupado tocando, compondo e editando, acima de tudo material para o ensino do instrumento. Seus principais alunos foram Kummer, Drechsler, C. Schuberth e seu próprio filho, C. Ludwig Dotazuer.Entre suas composições estão uma ópera (Graziosa), missas, uma sinfonia, aberturas, 9 quartetos, 12 concertos para violoncelo e orquestra, sonatas, variações e estudos para violoncelo. Também editou as 6 Suítes de Bach e nos legou um excelente método para violoncelo.
Baixe aqui o método Dotzauer
DUPORT, Jean Louis
(Paris 04/10/1749, Paris 07/09/1819)
Violoncelista francês. Era o filho mais velho de um mestre de dança (e primeiro dançarino) da Ópera de Paris. Foi discípulo de seu irmão mais velho, Jean Pierre Duport (1741-1818). Fez sua estréia no Concert Spirituel em 1768.
A chegada de Viotti em Paris no ano de 1782 o inspirou a imitar a grandeza e o brilhantismo daquele grande violinista e em pouco tempo Duport se tornou um excelente violoncelista. Foi apresentado a Crordill mais ou menos naquela mesma época e a seu convite visitou Londres, onde permaneceu por seis meses. No início da Revolução Francesa Duport juntou-se a seu irmão em Berlim, entrando para a orquestra real. É provável que foi com Duport que Beethoven tocou suas Sonatas para Piano e Violoncelo Op. 5 pela primeira vez, em 1796 na corte prussiana.
O jovem Duport retornou a Paris em 1806, arruinado pela guerra. Em 1807 deu um concerto com Isabella Colbran (futura senhora Rossini), o qual foi recebido com grande entusiasmo. Esteve a serviço do ex-rei da Espanha em Marselha, retornando a Paris em 1812. Lá apresentou-se três vezes nos concertos Odéon durante o inverno 1812-13; foi admitido na orquestra pessoal de Marie-Louise e em seguida na orquestra do próprio imperador, tornando-se professor no Conservatório de Paris até a parada forçada das atividades daquela instituição em 1815. Em seguida tornou-se membro da orquestra de Luís XVIII.
No final da vida Duport compôs em grande quantidade mas a obra que sobreviveu foi "Essai sur le doigté du violoncelle et la conduite de l'archet, avec une suite d'exercices".
ACONTECEU: Recital de violoncelo de António Meneses com entrada livre em Queluz
Na próxima quinta-feira, dia 16 de Setembro, a Embaixada do Brasil em Lisboa organiza um recital de violoncelo na Sala do Trono do Palácio de Queluz com o violoncelista António Meneses. Às 19H30 serão interpretadas peças dos compositores Bach e Gaspar Cassado.
António Meneses é natural do Recife e segundo o comunicado do Palácio de Queluz "é considerado pela crítica mundial um dos maiores violoncelistas internacionais." O violoncelista tocará num violoncelo feito em Nápoles no ano de 1730 chamado ALLESSANDRO GAGLIANO.
No seu percurso artístico, o brasileiro António Meneses ganhou o 1º Prémio no Concurso Internacional de Munique de 1982, bem como o 1º Prémio e Medalha de Ouro no Concurso Tchaikovsky em Moscovo.
A sala do trono do Palácio de Queluz tem uma capacidade máxima para 300 lugares sentados
Jacqueline du Pré
Jacqueline nasceu em Oxford, Inglaterra e foi a segunda filha de Derek e Iris du Pré. Aos quatro anos de idade, du Pré escutou o som do violoncelo no rádio e falou para sua mãe "eu quero um desse". Ela começou a receber lições de sua mãe, que compôs pequenas peças acompanhadas de ilustrações, posteriormente, ela começou a estudar na Escola de Violoncelo de Londres, aos cinco anos.
Em Março de 1961, aos dezesseis anos, du Pré fez sua estréia formal no Wigmore Hall em Londres. Ela fez sua estréia com concerto em 1962 no Royal Festival Hall tocando o Concerto para Violoncelo de Elgar com a Orquestra Sinfônica BBC sob a regência de Rudolf Schwarz .
Sua relação com os músicos Yehudi Menuhin, Itzhak Perlman, Zubin MehtaPinchas Zukerman e o casamento com Daniel Barenboim a conduziram a memoráveis performances de música de câmara. A performance de 1969 no Queen Elizabeth Hall em Londres do Quinteto com Piano de Schubert, "The Trout" foi a base do filme The Trout de Christopher Nupen.
Em 1971 du Pré começou um irreversível declíneo começando com a perda de sensibilidade dos seus dedos e em outras partes de seu corpo. Ela foi diagnosticada com esclerose múltipla em Outubro de 1973.
Sua última aparição em um concerto foi em Nova Iorque em Fevereiro de 1973 com Pinchas Zukerman eLeonard Bernstein conduzindo a Filarmônica de Nova Iorque.Du Pré morreu em Londres dia 19 de Outubro de 1987 aos quarenta e dois anos.
Fonte:Wikipédia, a enciclopédia livre.
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
Jaques Morelenbaum
Jaques Morelenbaum é um instrumentista, violoncelista, arranjador, maestro, produtor musical e compositor brasileiro. Destacado como violoncelista, estudou música no Brasil e mais tarde ingressou no New England Conservatory of Music onde frequentou as classes de Madaleine Foley, que por sua vez foi discípula direta de Pablo Casals.Como arranjador, atuou ao lado de Tom Jobim,Caetano Veloso, Skank e Barão vermelho.
No cinema aparece numa participação ao lado de Caetano Veloso em Hable con ella, de Pedro Almodóvar, compôs em parceria com Antonio Pinto a trilha sonora de Central do Brasil (que por esse trabalho recebeu o Prêmio Sharp, na categoria Melhor Trilha Sonora para o cinema), Orfeu do Carnaval, Tieta do Agreste, O Quatrilho, dentre outros.
Além desses trabalhos, regeu as orquestras sinfônicas da Bahia: OSBA, Rio de Janeiro: OPPM, São Paulo: Sinfonia Cultura e Brasília: OSN em algumas apresentações.
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
vídeo. clique aqui.
terça-feira, 7 de setembro de 2010
Partituras e etc...
- Grandioso És Tu. 1º e 2º cello.
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR. PART. 1º CELLO
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR PART. 2º CELLO
- 24 Duetos fáceis para cello.
domingo, 5 de setembro de 2010
sexta-feira, 3 de setembro de 2010
Apocalyptica
O Apocalyptica foi formado em 1993 quando quatro violoncelistas (Eicca Toppinen, Paavo Lötjönen, Max Lilja e Antero Manninen), se reuniram para fazer covers de Metallica no Teatro Heavy Metal Club.
Em 1996, lançaram o seu primeiro álbum, Plays Metallica by Four Cellos, onde é possível encontrar apenas covers de Metallica.
Em 1998, lançaram o seu segundo álbum, Inquisition Symphony, que, novamente, contém covers de Metallica. Porém, regravaram também músicas de Faith No More, Sepultura e Pantera. Neste álbum a banda incluiu também três faixas originais compostas por Eicca Toppinen.
Em 1999, Antero Manninen deixou o grupo e foi substituído por Perttu Kivilaakso. Em 2000, a banda finlandesa lançou o terceiro álbum, Cult, contendo dez músicas originais e três covers. Em 2002, Max Lilja deixou o grupo e uniu-se a uma outra banda finlandesa, os Hevein, deixando os Apocalyptica apenas com três membros.
Em 2003, os Apocalyptica lançaram o seu quarto álbum, Reflections, que contém apenas músicas originais. Reflections caracterizou um som experimental, ao invés do anterior estilo acústico encontrado em Inquisition Symphony e Cult. Dave Lombardo, baterista do Slayer, tocou em cinco músicas deste álbum.
Em 2005, lançaram Apocalyptica, que contou com a participação de Mikko Sirén na bateria, e em Dezembro do mesmo ano este foi integrado como membro oficial da banda. Este álbum teve como convidados alguns músicos como Ville Valo do HIM, Lauri Ylönen do The Rasmus e, novamente, Dave Lombardo do Slayer.
No dia 17 de Setembro de 2007 foi oficialmente apresentado ao público o seu sexto álbum Worlds Collide, que conta com a participação de Dave Lombardo do Slayer na bateria de algumas canções, Cristina Scabbia do Lacuna Coil, Till Lindemann do Rammstein, Adam Gontier doThree Days Grace e Corey Taylor do Slipknot.
O sétimo álbum da banda, intitulado 7th Symphony e produzido por Joe Barresi e Howard Benson (em duas faixas), será lançado em 23 de agosto de 2010 na Europa (20 de agosto na Alemanha, 2010, e 24 de agosto nos Estados Unidos. O primeiro single foi tocado nas rádios em 29 de junho.
O álbum terá 12 faixas (incluindo duas adicionais das edições limitadas), sendo oito instrumentais e quatro com vocais feitos por convidados. O primeiro single, "End of Me", tem a participação de Gavin Rossdale, vocalista da banda britânica Bush. O baterista do Slayer, Dave Lombardo, tocará para a banda pela quarta vez consecutiva. O vídeo do single "End of Me" foi filmado no fim de maio e estreou a 2 de julho.
![]() |
Apocalyptica é uma banda finlandesa formada por três violoncelistas e, desde 2005, umbaterista. Tem como especialidade o "symphonic metal" (heavy metal com aspectos de sinfonia), tocando também música clássica. Todos os formadores frequentaram a Academia Sibelius, em Helsinque, onde se conheceram e, em 1993, se juntaram para fazer, por diversão, arranjos com violoncelos.Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. |
quinta-feira, 2 de setembro de 2010
" A música expressa o que não pode ser dito em palavras mas não pode permanecer em silêncio."
Victor Hugo
Assinar:
Postagens (Atom)